O candidato a prefeito de Manaus pelo PT, José Ricardo, é obrigado pela Justiça a dar direito de resposta ao presidente da Samel
O candidato a prefeito de Manaus pelo PT, José Ricardo, será obrigado a garantir direito de resposta ao presidente e dono da rede de hospitais Samel, Luís Alberto Nicolau.
A ordem é do juiz Moacir Pereira Batista, da Justiça comum. Ricardo foi notificado judicialmente na manhã de terça-feira (13).
Conforme o magistrado, esse espaço para manifestação de Beto Nicolau, como é conhecido, terá de ser assegurado na página do petista no Facebook. Isso porque foi lá, no dia 5 de outubro, que o candidato postou vídeo acusando Beto de ter publicado informações falsas sobre o coronavírus (covid-19).
No mesmo vídeo, Ricardo questiona suposto contrato que a Samel teria feito com a Prefeitura de Manaus. Tal referência é ao hospital de campanha, montado pela operadora de saúde em quatro dias, em prédio cedido pela prefeitura.
O adversário de José Ricardo nestas eleições, Ricardo Nicolau (PSD), foi o coordenador do hospital de campanha, responsável por salvar centenas de vidas de pessoas atingidas pelo coronavírus.
A resposta
Beto, bem ao seu estilo, foi direto e atacou pontos principais levantados pelo candidato José Ricardo.
O primeiro deles foi sobre a forma de convênio para funcionamento do hospital de campanha de Manaus. O petista afirmou que a Samel “ganhou milhões” com o coronavírus e com esse convênio.
“A Samel, muito pelo contrário, não ganhou nada. Ela fez o que a maioria não fez. Ela doou. Por exemplo, doou R$ 1 milhão para a conta da prefeitura. E conseguiu doações com empresários, como toda a alimentação do hospital”.
Além disso, a Samel reformou todo o prédio da prefeitura, que era uma escola, para fazer a adaptação para hospital em quatro dias. “Tudo com recursos próprios, fruto de trabalho de décadas”.
De acordo com o diretor, a Samel fez isso ainda em mais de 50 dos 61 municípios do interior do Amazonas, com o vitorioso tratamento da cápsula Vanessa. O mesmo fez em várias capitais, como Acre, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Roraima. Neste, inclusive, ajudou a abrir o hospital de campanha de Boa Vista.
“Em todas essas situações não tivemos interesse comercial nenhum”, afirmou Beto.
Conforme o presidente da operadora, essa foi a agenda Samel para enfrentar o coronavírus.
“Agora, eu queria saber de você, José Ricardo, qual foi sua agenda, o que você fez de prático, para a covid?”.
Para o empresário, o petista quer aparecer porque é momento de eleição. “Como candidato, você agora está preocupado? Nós sempre estivemos preocupados com a saúde das pessoas. Nós salvamos milhares de vidas, milhares! Coisa que você nunca fez”.
Segunda onda e ofensa a profissionais
Um dos trechos do vídeo de José Ricardo que deixou Beto bastante aborrecido foi aquele em que o candidato ofendeu os profissionais da Samel.
“Quando você fala da Samel, está desrespeitando mais de 1,5 mil profissionais que trabalharam e continuam trabalhando para salvar vidas. Então, respeite as pessoas, não seja leviano”.
Beto ainda contesta Ricardo por afirmar que o Amazonas vive segunda onda da doença. “Essas coisas é que fazem com as pessoas entrem em pânico. Fale a verdade, faça como nós sempre fizemos. Preste contas todos os dias. Não venha aparecer agora, em época de eleição”.
Confira a resposta de Beto, na íntegra
Advogados confirmam vitória
De acordo com o diretor da Samel, a ação na Justiça contra Ricardo foi movida pelos advogados Carlos Barretto e Christian Antony, do escritório Banca Almeida & Barretto Advogados.
Procurados pelo BNC Amazonas, os advogados preferiram não opinar sobre a decisão porque o processo está sob segredo de justiça. Contudo, confirmaram o ajuizamento da ação e a concessão de liminar favorável ao empresário da Samel.
Fonte: BNC Amazonas